domingo, fevereiro 24, 2008

20 dicas para você que é gamer e quer comprar um PC


1 – Nada de PCs pré-montados, mesmo que sejam "de marca". Além de você não conhecer todos os componentes usados neles (especialmente placa-mãe, memórias e fonte), dificilmente eles possuem uma placa de vídeo boa. Lembre-se ainda que você está pagando a mais pela marca. Outro detalhe é que eles podem ser de "arquitetura fechada" (são feitos para funcionar especificamente com aquelas peças, então dificilmente aceitam upgrades drásticos e são mais difíceis de se manusear, forçando você a usar o suporte da marca). Claro, se sua intenção são PCs de escritório, é outra história, mas então por que está lendo esse tutorial?


- E NADA DE PCS DE SUPERMERCADO!!! -


2 – Não dimensione o seu PC pelas peças; dimensione pelo seu bolso. Do contrário, você corre o risco de ficar sem grana pra alguma peça crucial, ou ainda de comprar um PC "desbalanceado" (algumas peças boas e outras ruins puxando tudo pra baixo).


3 – Preste atenção na FONTE! Não adianta uma configuração potente sendo segurada por uma fontezinha genérica que veio no gabinete.


4 – Nem sempre o que está escrito na caixa é verdade. Especialmente se estiver se tratando de uma fonte. Uma pesquisa sobre a marca, o produto e o segmento em geral ajudam.


5 – Marca não significa desempenho. Portanto não se iluda com essas de "processador Intel", "placa-mãe Asus" ou "placa de video GeForce". Lembre-se que todas as marcas possuem seus modelos bons e ruins, e ainda assim estão sob a mesma marca.


6 – Falando nisso, GeForce não é uma "marca". É apenas uma série de processadores gráficos fabricados pela nVidia – e existem vários modelos de GPUs GeForce, bons e ruins.


7 – Se ligue no fabricante da placa de vídeo, afinal a nVidia e a ATI geralmente fabricam apenas o GPU (o processador gráfico) e outra empresa monta o resto da placa. Existem várias placas que possuem o mesmo GPU, mas são fabricadas por empresas diferentes e possuem especificações diferentes (já vi 8600GT com 256MB GDDR3 @ 1400MHz e com 512MB DDR2 @ 533MHz. Não precisa ser um gênio pra notar que a segunda é bem pior). Aqui vai uma lista de fabricantes:

Para placas nVidia: XFX, eVGA, MSI, OCZ, Asus, Leadtek, ECS entre outras.

Para placas ATI: a própria ATI, Saphire, HIS, Gecube, entre outras.


8 – Seu computador não tem apenas uma peça, então nada de se deixar levar por essas de "ah, o PC é um Core 2 Duo" ou "ele tem uma placa GeForce". O PC tem que ser bom como um todo.


9 – Fique atento aos limitadores de desempenho. Isso inclui memórias de clock baixo e/ou compartilhadas, barramentos limitados, controladoras ruins, slots de velocidade reduzida e coisas do gênero.


10 – Se sua plataforma é AMD, sua ordem de prioridades é (do mais para o menos importante):

Limitadores Placa de vídeoProcessador Memórias Placa-mãe Resto


11 – Se sua plataforma é Intel, sua ordem de prioridades é:

Limitadores Placa-mãe Placa de vídeo Processador Memórias Resto


12 – NUNCA julgue uma placa de vídeo pela quantidade de memória. A maioria das placas de vídeo do mercado possui 256MB de memória, então obviamente existem muitos outros fatores mais importantes a se considerar, especialmente o GPU e os clocks.


13 – Não adianta uma placa de vídeo potente se o resto do PC não está à altura para acompanhá-la.


14 – Não adianta um PC potente se sua placa de vídeo é uma porcaria.


15 – Não adianta um PC e uma placa de vídeo potentes se sua fonte não agüenta.


16 – Não adianta um PC, placa de vídeo e fonte potentes se você só vai jogar Mario no emulador.


17 – Não adianta achar que seu PC vai rodar Crysis no máximo só porque, na época em que você comprou o PC, o vendedor disse que "é a melhor configuração do momento". A tecnologia corre rápido, então PCs ficam ultrapassados rápido.


18 – Não adianta montar um PC ultra potente pra rodar em resoluções altíssimas se seu monitor exibe apenas 1024x768.


19 – Procure placas de vídeo da série intermediária, expecialmente as "600GT" (nVidia) ou "600XT /670" (ATI). Elas são placas de excelente desempenho e custam numa faixa relativamente acessível, possuindo uma das melhores relações custo-benefício.

As atuais representantes dessa classe são a 8600GT (e sua sucessora, 9600GT) e HD2600XT (e sua sucessora, a HD3670). Se não tiver grana pra isso, a nVidia costuma manter pelo menos uma boa placa no segmento low-end, como a 7300GT e a 8500GT.


20 – Quando comprar um PC, não pense apenas no agora. Procure deixar espaço para expansões futuras (como slots de memória extras, um soquete de processador atual, um slot de memória atual, uma fonte de boa potência e coisas do gênero).


E mais duas dicas, que eu me lembrei depois que tinha escrito todas as anteriores:


21 – Nem sempre tudo o que é mais novo é melhor. Lembre-se que existem as peças "feitas para serem boas" e as "feitas para serem ruins", e elas existem em qualquer época.


22 – Nem todo mundo é bonzinho, especialmente vendedores. Desconfie de tudo e questione o máximo que puder.

Nenhum comentário: