Processadores: O lançamento dos Pentium fabricados a 65nm (um pentium antigo tinha fabricação em 90nm, ou seja, agora a fabricação é mais detalhada e permite um processador menor e melhor), a corrida da AMD pra fabricar processadores no mesmo processo e ainda sair na frente na categoria dos processadores com mais de um núcleo (os X2).
Placas de Video: A verdadeira guerra entre a nVidia e a ATI pra ver qual fabrica a melhor aceleradora gráfica ainda é páreo duro. A nVidia conta com a 7800 GTX e a tecnologia SLI, enquanto a ATI tem a sua X1900XTX e a tecnologia Crossfire. As duas marcas se revezam no topo da produção de placas de video e nunca se sabe quando vai chegar um modelo melhor (e mais caro ¬¬).
Muitos outros componentes, como as placas-mãe e os HDs também avançam em uma grande velocidade. Mas chega um ponto que nos deixa com uma dúvida: Ok, essas tecnologias são muito boas, mas... eu não sou louco de pagar dois mil reais em uma placa de video ou em um processador!!! Quem vai ter grana pra comprar um trambolho desses? Tantas tecnologias novas chegando e o preço delas só aumentando, sem falar que o que custa 400 dólares lá nos States acaba saindo por quase dois mil reais por aqui (quando chega) por causa dos impostos e taxas de importação. Então essa revolução na tecnologia nos ajuda em alguma coisa?
Por incrível que pareça, ajuda.
Se você parar em um site de vendas online (tipo o MercadoLivre) e ver o preço das peças que alguns meses atrás eram topo de linha, você vai notar que o preço delas caiu bastante. As peças que agora estão obsoletas caíram de preço vertiginosamente, em especial processadores e placas de video. Explicando: os Athlons (processadores domésticos topo de linha da AMD) usavam soquetes de 754 pinos. Com o lançamento dos Athlons para 939 pinos, o encaixe antigo ficou obsoleto e o preço caiu. E olhe que quando a AMD lançar os novos processadores de 65nm, os 939 também vão cair de preço!
O mesmo acontece com a Intel. O antes dito "poderoso" Pentium 4 (e eu discordo plenamente disso, mas é assunto pra outro post) está sendo vendido cada vez mais barato à medida que os novos Pentium Yonah, Core Duo e similares chegam no mercado.
No final das contas, nós mortais saímos ganhando alguma coisa.
Porém, nem tudo são flores. Eu falei "se você olhar num SITE de vendas". Se você for em uma loja, você provavelmente vai levar um susto. Em alguns estados brasileiros, o preço dos componentes ainda é muito alto, mesmo com o surgimento das novas tecnologias - aliás, parece que esse povo nem sabe que chegaram novos produtos no mercado: vendem qualquer porcaria ao preço que bem entenderem.
Um exemplo disso foi uma loja em que eu entrei, quando estava no shopping. Era um loja de informatica aparentemente normal, que tinha uns produtos mais ou menos atuais à venda. Quando fui naquele balcãozinho de vidro, onde normalmente ficam os componentes mais delicados, como memórias, HDs e placas, fui perguntar o preço das placas de video que eles tinham. "Só temos a 5900XT [nota: nem de longe essa aí é topo de linha]". "Qual o preço", pergunto eu. "900 reais". Eu saltei fora da loja (nem uma 6600GT, que é MUITO melhor, custa isso tudo). Nas demais lojas daqui de Recife, eu só vejo à venda a FX5200, que é uma placa "pebança", em termos de tecnologias existentes (mas ainda se faz propaganda dela como de "uma superplaca de video" ¬¬). Eu chego até a encontrar as MXs [placas TOTALMENTE obsoletas] sendo vendidas como se fossem as melhores do mercado (e com preço assustador).
Enfim, do que precisamos:
- Gente que saiba o que vende, porque não adianta lançarem novos produtos se as lojas que se dizem de informática ainda vendem produtos que ficaram obsoletos há anos e ainda colocam o preço lá em cima;
- Taxas menores pra produtos de informática, porque não possível que um produto que custa 140 dólares lá fora, chegue aqui custando 600, 700 reais;
...E eu preciso de um PC melhor ^^

Geforce 6600GT: Meu sonho de consumo, que custa 130 dólares nos EUA e 700 reais aqui no Brasil.
8 comentários:
oba oba oba!
acho que vou comecar a fazer muamba!!
hahahahaha
cara, alem das taxas de importacao, existe o fator "FDP" (significa Filho Da Puta mesmo!)
tem produtos que pulam de 900 dollares para 20.000 reais!!! (o preco da geladeira la de casa!)
enquanto esses FDP's nao quiserem que agente tenha esse tipo de coisa, agente tem que continuar chupando o dedo!
concordo
deviam abaixar ou reduzir os impostos
não só concordo...
apoio tbm...
e não é só vc q precisa d um Pc novo...
fique certo disso...
o daki d casa tah uma merda...
completamente fudido...
as caixas d som foram pro espeço essa semana (como eu vou ouvir nightwish agora)...
o monitor fresca q só ele...
se eu não trocar logo meu pc corro o risco d jogalo no chão d vez...
teh mais...
bjaum...
vlw msm em feral eu tava ate pensando em comprar uma fx5200 mas eu axo q vou continuar com a minha fx4100 msm :(
e veon naum tem como vc trazer umas peças boas dai naum qnd vc vir pro brasil naum??
Ahhhhhhhhhh
realmente isso eh um absurdo!
mas soh pra te fazer inveja: toh de pc novo!!
hahahahahahaha
bjkithinhas
eu ia mesmo sugerir que vc pedisse pro veon trazer... ^_^
Cara parabéns ta show o seu blog.
Continua com esses assuntos ai que ta ótimo vou passar a entrae quase todo dia.
flw cara.
eu sou o leu leutraix vendo todo tipo de produtos eletrônicos visitem meu blog más ainda não coloquei propaganda nele para o google não me calassificar como blogs de spam
Postar um comentário